Na passada semana a cordada portuguesa formada por Leopoldo Faria e Pedro Nogueira partiu para o Naranjo de Bulnes com o objectivo de ascender em livre a via Vº Imperio na face oeste.No dia 22 os dois escaladores partiram preparados para dois dias de ascensao tendo sido forcados a abandonar no 7º largo(largo chave 8b) devido a uma tempestade de chuva e granizo formando uma verdadeira cascata que os apanhou enquanto rapelavam.
Aproveitando a aberta de dois dias, partiram com o material ainda molhado no dia 26 para mais uma tentativa de ascensao, tendo no dia seguinte depois de todos os largos liberados em livre atingido o cume deste pico.
O Vº Imperio foi aberta em 1996 por Francisco Ataide e Sergio Martins, contando apenas com uma ascensao em livre protagonizada pelos espanhois Iker e Eneko Pou em 2006. A via é composta por 10 largos, os primeiros 6 de dificuldade ate 7b que se caracterizam pelo ambiente proporcionado pelas poucas proteccoes e algum tramo de rocha mais delicada. O 7º largo(8b 35metros) inicia-se por uma fissura de auto proteccao que nos leva a uma secção de bloco de micro regletes, seguido por um tramo de 7b+/c de resistencia num muro cinzento ligeiramente desplomado e onde as proteccoes arejam mais de 6 metros. Depois do largo mais duro, restam apenas 250 metros onde a dificuldade(ate 7a+) da lugar a exposicao.
Primo e Leo
4 comentários:
Muita bem Primo e Leo.
Vocês são os maiores!!
Este é um dos maiores feitos da escalada em Portugal!!
Abraço,
Hugo Peniche
Parabéns rapazes, "quando eu for grande" quero ser como vocês!
Acredito que os vossos próximos projectos vão engrandecer a escalada portuguesa.
Fantástico. Os nossos parabéns pela escalada que decerto terá sido uma grande aventura!!!
Abraços e beijinhos
Roxo e Daniela
Gandas malukos!!!
Foi só curtir... :)
Muita bem esgalhado o encadene!!!
Apertem!
Chibo
Enviar um comentário