quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Quinto Império

"O caminho do Quinto Império talvez possa dissipar a bruma. O D. Sebastião que falta a cada um de nós se calhar não está longe. Talvez a bruma seja o muro que nos separa da plenitude espiritual: aquela que nos realizará o sonho do Quinto Império." Mário Máximo
Qual Padre António Vieira, qual Fernando Pessoa...
Dia 21/8 (Sexta-feira) parto de férias numa expedição com destino ao Parque Natural dos Picos da Europa -Asturias e, mais concretamente, ao Pico Urriellu.



O Pico Urriellu (2519m), ou como é mais conhecido, Naranjo de Bulnes é o ponto mais alto da Cordilheira Cantábrica. É também o mais conhecido no mundo alpinista, devido, principalmente, aos seus 550m de parede vertical na Face Oeste.
A primeira ascenção do Naranjo foi feita a 5 de Agosto de 1904 por Pedro Pidal y Bernaldo de Quirós, Marqués de Villaviciosa de Asturias acompanhado pelo pastor Gregorio Pérez “El Cainejo”.
... e passados mais de 100 (!) anos desde a primeira ascenção ainda existem "surpresas" por descobrir no Naranjo?
Claro que sim! - o grande objectivo dos escaladores actuais é abrir em livre (não utilizando meios artificiais de progressão) as vias que foram abertas em artificial ao longo do Séc. XX.

QUINTO IMPÉRIO


A via que eu e o meu "compincha" - Leopoldo Faria (leo) queremos escalar dá pelo nome de quinto império.

Esta via foi aberta desde baixo (!) por dois escaladores portugueses :) - Sérgio Martins e Francisco Ataíde - em 1996. Nos anos seguintes tentaram liberar todos os largos da via, não conseguindo contudo escalar em livre o 7º e mais duro de todos (8b).
Apenas em 2009, alguém conseguiu abrir todos os largos da via, Iker e Eneko Pou encadearam todos os largos no dia 3 de junho do corrente ano.

Segue a descrição da via:


Quando chegar dou novidades!
VEENNGA!
Primo

1 comentário:

António Neves disse...

Ainda bem que 13 anos depois alguém do clube volta a escalar no naranjo!
Espreita aí os cromos na altura:
Expedição Picos 1996