terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

ESCUSAS de lá ir :)

Este fds prolongado aproveitei para ir dar uma volta (meio desportiva meio passeio) ao norte alentejano.


Parei em Portalegre, Marvão (onde encontrei a esmeralda ;)), Castelo de Vide e Aviz!

Uma busca junto do pessoal da escalada permitiu-me descobrir um escola de escalada nestas bandas: Escusa - que se situa entre Castelo de Vide e Marvão. A falésia tb conhecida como: "a falésia de barro" - que nome sugestivo ahn? não passa de uma antiga Caleira (zona de estracção de rocha para fazer cal) é feia... mesmo muito feia... com direito a entulho e tudo: A rocha é calcário/calcite/ mas apenas com 20 cm de espessura, já que o resto é mesmo... barro! há que descobrir quais as presas que se podem agarrar e quais as que não se podem "tirar".

Bem, mas o fanatismo já me ensinou que para os escaladores o que importa não é tanto a beleza do sítio mas sim a qualidade das vias... e depois de tudo espremido até se consegue olhar para este local e descobrir alguma beleza:






Se gostam de escalar por escalar, em terreno aventura, e querem respirar escalada com os locais (sim porque quem ali esta de certeza que é para escalar, não é por gostar de natureza, ou por gostar de ler livros em sítios idílicos) vale a pena ir! mas nada melhor do que o lema deste spot, para explicar o que quero dizer:



"Si tu as de l'espirit
tu grimpe
si nom, ESCUSAS de cá vir"


Fica ainda um vídeo do encontro "ESCUSA lakona"


http://www.youtube.com/watch?v=sfE5NNNdZVY&feature=related


Boas Aventuras !

Sem comentários: