segunda-feira, 17 de novembro de 2008

CAB entra com o pé direito em terras alentejanas

No passado fim-de-semana duas equipas do Clube Aventura do Barreiro; CAB- Elite Mista e CAB- Aventura; deslocaram-se a Beja para participar na primeira prova da Taça de Portugal de Corridas de Aventura a “III Corrida de Aventura Exército/ADFA”, prova que contou também para a liga Espanhola de Raid de Aventura.
Após o sinal de partida, as 48 equipas espalharam-se pelas ruas da cidade de Beja visitando os postos de controlo colocados na sua maioria junto aos elementos históricos da cidade. Após esta primeira etapa em score 100, seguiu-se uma etapa de 50 km em BTT e outra de Bike&Run com 23 km, passando por caminhos rurais dos concelhos de Beja e Ferreira do Alentejo até à Barragem de Odivelas. Aí teve início a 4ª etapa com 6 km de canoagem que incluiu as actividades de slide e rappel no paredão da barragem.
Nesta altura da competição, a equipa de Elite Mista do CAB, formada por Hugo Velez, Esmeralda Câmara, José Neves e Nelson Picado (na assistência) seguia em 5º com duas equipas portuguesas e duas espanholas à sua frente, fruto de um CP deixado na etapa de BTT. No escalão Aventura a equipa formada por Ângela Cruz, Júlio Fazenda e António Neves posicionava-se em 6º lugar nas 28 equipas em disputa neste escalão, em igualdade de CP’s com o 1º classificado.
Pelas 17 horas teve início a etapa rainha: uma etapa com três secções, canoagem, corrida e BTT, cuja ordem de execução era aleatória, fazendo apelo à estratégia. Contudo, um incidente com um proprietário, que não franqueou a passagem aos atletas, no sector da corrida, levou ao cancelamento da etapa.
Como consequência do cancelamento da 5ª etapa, que pela estratégia e dureza deveria ter feito “estragos” nas equipas menos preparadas, a luta pelos lugares cimeiros foi adiada para as 5:30 horas da manhã de domingo, para 38 km de BTT “em linha” (etapa de orientação com percurso obrigatório onde os CP’s não estão assinalados no mapa).
No entanto foi na derradeira etapa com 23 km de orientação pedestre, entre Trigaches e Beja, que as equipas mais fortes se afirmaram. Desta feita a equipa CAB Elite confirmou os seus pergaminhos, terminando em 3º, atrás da equipa do C.P. Armada e dos espanhóis Aventur.es. A equipa CAB Aventura posicionou-se num honroso 7º lugar.
Ambas as classificações merecem destaque dado o elevado nível das equipas participantes.
O próximo desafio da equipa de Corridas de Aventura do CAB está agendado para daqui a duas semanas no Estoril XPD Race.

Sem comentários: