Vadiagem pura, é o que eu e o Vítor fomos fazer a Rodellar (a “catedral” da escalada no pré-pirenaico Parque Natural da Serra e Cañones de Guara). Terminada a época de CA’s, descomprimi e combinámos este “estágio na hora” com o grande objectivo de ... beber umas cañas com o Primo.
Com tanta gente a escalar de 8 para cima, decidimos não prolongar a dor de pescoço (e cotovelo) e aproveitámos para descer o barranco “Gorgas Negras” e sua continuidade “Barransil” até à ponte de Pedruel. Para atingir este emblemático canyon, saímos de Rodellar pelo Mascun, via canal de Andrebot e por Nasarre, numa aproximação que durou 2:30 horas. Não sendo um barranco muito técnico é caracterizado pelo longo percurso do canhão e longas “piscinas”. Na generalidade dos ressaltos (equipados) é possível destrepar, saltar, ou rapelar para o que se sugere duas cordas de 20 metros. Acabámos por ficar quase 9 horas de “molho” para completar todo o canyon.
Ainda tentámos “arranhar” as belas vias do Mascún, mas ficámo-nos pela banhoca e apreciar a qualidade dos escaladores pendurados por tudo o que é rocha (o Pedro que vos diga quais os sectores e vias). Assim, em jeito de baldanço, rumámos a Torla com vontade de espreitar o Monte Perdido.
A beleza do Vale de Ordesa não deixa ninguém indiferente.
Na Pradera optámos por não subir pelas clavijas junto à “Cola de Caballo”, e ascendemos ao refúgio de Goriz pelo trilho que faz parte do GR11. No dia seguinte, aliviámos a carga, e foi a “apalpar” que atingimos o Lago Gelado e atacámos a “temível” Cuspideira. Pelas 11:00 horas atingimos o cume do Monte Perdido a 3355 metros. Depois foi sempre a “bombar” até Ordesa: 7:30 horas de duro treking (a descer o joelhos gostam menos...).
Mais excursão que expedição, ainda fomos comer um arroz de marisco (regado com muitas cañas) a Riglos para festejar com o Pedro e o Frescata a sua conquista da “Fiesta del Biceps”, onde fizemos o bonito “sendero” sobre os Mallos de Riglos.
Por António Neves
ver apresentação de slides Monte Perdido
vídeo do Gorgas Negras
Informação Canyon Gorgas Negras
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Monte Perdido e Vale de Ordesa
Etiquetas:
Fotografia,
Relatos de Aventura
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário