sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

CAB no “pelotão da frente” na prova mais disputada de sempre!

O 1º Raid “Pelos Trilhos da Egitânea” foi considerado pela generalidade dos participantes, uma das melhores corridas de aventura realizadas em Portugal.
Etapas longas e recheadas de estratégia e desafios físicos, bons mapas, o rio Ponsul, as estradas romanas, as aldeias históricas de Monsanto e Idanha-a-Velha, marcaram esta prova em pleno interior da Beira.
Se a primeira etapa, disputada em estafeta nas ruas de Idanha-a-Nova, funcionou como um prólogo, a seguinte foi uma duríssima maratona pedestre com mais de 40 km que condicionou a prestação das equipas para o resto da prova, tendo a generalidade das equipas chegado após o fecho da etapa e algumas acabando mesmo por ser desclassificadas (por terem chegado 30 minutos após o fecho da etapa como obriga o regulamento).
A equipa de Elite Mista do CAB, chegou no limite, após perfazer 14 CP´s, num inequívoco 3º lugar; a 1 CP da segunda classificada (Clube Millennium BCP5) e a 2 CP’s da primeira (A2Z Haglofs/Spiuk1).
Na etapa seguinte, canoagem na barragem de Idanha, a equipa C.M.BCP5 passou para 1º com o CAB a conservar o 3º lugar, mercê da vantagem de 1 CP sobre a 4ª classificada, o Clube Millennium BCP1.
A 3ª etapa, 77 km de BTT nocturno, apresentou um traçado muito estratégico dificultado pelo denso nevoeiro que se voltou a sentir. A nossa equipa, empenhada em atacar a classificação, imprimiu um forte andamento chegando a rebocar um pelotão constituído por 5 equipas. Com três horas de etapa forçámos a descolagem e, imprudentemente, tentámos controlar postos de controlo muito distantes. Pelas 22 horas tudo parecia estar sob controlo, quando um erro de navegação forçou-nos a “pastar” 1 hora e chegar a Monsanto pelas 24:34 h, 4 minutos após o limite e, consequentemente, perder os 10 CP´s obtidos na etapa.
Partindo para o segundo dia em 4º, e quando todas as equipas já acusavam grande desgaste, a nossa equipa não desmoralizou e ainda ganhou 5 CP´s à 2ª classificada e 2 CP´s à 3ª, mas sem alterar as posições, fruto da elevada penalização de 10 CP´s sofrida na véspera.

No final a classificação na Elite Mista ficou assim ordenada:

A2Z Haglofs/Spiuk1 54 CP’s
Clube Millennium BCP5 49 CP’s
Clube Millennium BCP1 46 CP’s
CAB/Estoril XPD38 CP’s
Team Green Land26 CP’s
Estoril XPD1 26 CP’s
Exército125 CP’s
ATV Mista 22 CP’s

No escalão Elite Masculina venceu o Clube Praças da Armada com 53 CP’s, e no escalão Aventura venceu a A2Z Haglofs/Spiuk2. Todas as classificações em http://idanharaid.no.sapo.pt/

A próxima prova é já nos dias 15 e 16 de Março em Odemira para o « I Troféu Aventura Clube Brisa», onde contamos marcar presença com as duas equipas do CAB, toda a informação em http://www.torneiosbrisa.com/aventura/home.asp

Sem comentários: