quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Caminho do Norte (Variante da Costa) a Santiago de Compostela em BTT - 933kms

Santiago de Compostela é um destino mítico para todos os amantes da natureza, da aventura, e para os peregrinos da alma e do coração, como tão bem sabem vários dos contribuintes deste blog.

O Caminho que percorri há pouco tempo é o Caminho do Norte, pouco frequentado mas muitíssimo belo. E é esse Caminho que venho partilhar convosco, convidando-vos a ler mais, mas deixando-vos aqui uma introdução a uma aventura que é sempre difícil de reduzir a escrito. Espero que gostem!
ULTREIA!

P.S. Podem ler e VER mais no “Blog da Filomena” (vejam nos links)





Dos vários Caminhos a Santiago de Compostela já percorridos, há algo no Caminho do Norte que não há em mais nenhum: o canto das gaivotas e a visão do mar! De facto, onde quer que estejamos, até à entrada na Galiza, temos as gaivotas por companhia, sempre a lembrar-nos que o mar está ali mesmo ao lado, mesmo que não o vejamos naquele instante.

É um Caminho muito bonito, marcado pelo contraste dos campos verdejantes versus mar, com a montanha sempre presente, especialmente nas Astúrias. É por isso um Caminho muito duro, em termos altimétricos o mais duro dos Caminhos de Santiago, suplantando mesmo o Caminho Francês, dado que atinge um acumulado de subidas na ordem dos 16.500 metros! Ao mesmo tempo, o percurso passa por estações balneares importantes que em pleno Agosto se encontravam repletas de veraneantes, o que se torna também muito insólito de ver num Caminho de Santiago.

A aventura para o nosso grupo de três ciclistas peregrinos começou com a viagem no Sud-Express até Hendaye, fim da linha e início oficial do Caminho do Norte, a pouco mais de 1 quilómetro da fronteira com Espanha. Como a viagem é feita na sua maior parte durante a noite e a chegada a Hendaye é de manhã cedo, era o ideal para começarmos logo a pedalar.

(Continua...)

Sem comentários: