Boas!
Pessoal no último domingo fui fazer boulder para Sintra para mudar de ares e de disciplina.
Para quem desconhece, aqui segue uma pequena descrição seguida das fotos de Domingo:
Por definição utilizamos a expressão boulder para a escalada de pequenos blocos de pedra, onde o uso de equipamentos como corda e arnês dão lugar apenas a pequenos colchões e a segurança de corpo. Numa primeira apreciação, o boulder pode parecer uma brincadeira de miúdos que se degladiam por subir pedras tão pequenas, no entanto são nessas pedras pequenas que muitas vezes estão os melhores problemas.
A complexidade, dificuldade e consistência dos movimentos podem estar nestes pequenos blocos onde o escalador tem toda sua concentração voltada à dificuldade e resolução do problema, sem se preocupar com cordas e mosquetões, sentindo-se livre para a escalada pura. O boulder é uma modalidade geralmente de contradições, ou se odeia ou se ama... Os apaixonados curtem justamente esta liberdade de ir e vir apenas munidos de pés de gato e magnésio, arrastando os seus colchões da base de um boulder para outra, tendo toda sua concentração voltada para a resolução do problema. Ainda sem o uso de equipamentos podemos curtir aquele último "rush" de adrenalina ao dominar o topo da pedra muitas vezes já a razoáveis metros do chão.
Qual a altura de um BOULDER?
Na prática do Boulder muitas vezes chega-se a vários metros do chão, em teoria não existe um padrão para a altura máxima de um boulder. Há boulders com dois metros como boulders com oito, dez metros o que em muitos locais já seriam considerados vias de escalada com proteções fixas. No entanto a definição do boulder esta muito mais ligada ao costume local e as condições que o cercam do que realmente a altura do bloco. Por exemplo. Se a área na base de um bloco de 8 metros é plana, o que propicia o uso de colchões e segurança de corpo, as escaladas que o cercam em sua maioria são boulders também, não há razão para que aquela escalada seja equipada com proteções.
Segurança de corpo (spot)
Quando se escala um boulder,o companheiro de escalada deve posicionar-se de modo a, no caso de queda,poder auxiliar o escalador durante a queda. O segurador não deve segurar ou ter a intenção de pegá-lo no colo, podendo este erro resultar em lesões tanto para o escalador como para o parceiro. O princípio básico da segurança de corpo é colocar o escalador na melhor posição para a queda, de pé, prestando atenção principalmente à cabeça. Muitas vezes são precisos várias pessoas para auxiliar o mesmo escalador.
Equipamentos utilizados para o BOULDER
Pés de gato, Saco p/ magnésio, saco de boulder. Colchões ( Crash Pad ) e Escovas para limpar as presas
Abraço
1 comentário:
Muito nice a tua explicação acerca do Boulder, aprendi muito, visto nada ou pouco saber de escalada em Boulder, parece-me bem esta prática.
Tenho de começar a ir com voçês prá escalada, muito boa onda!
Continua sempre assim Primo cheio de garra! (já querias umas pra te agarrares melhor á pedra) Abraço!
Enviar um comentário